Não julgue ninguém pela aparência sem antes, ter a plena certeza de ter visto Deus pessoalmente.

sábado, 23 de novembro de 2013

Delegadas discutem violência contra a mulher no RN; 45 já foram mortas


Rio Grande do Norte-Policial.
A Associação dos Delegados da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol) realiza nesta segunda-feira (25), em várias cidades do estado, eventos que irão debater a violência contra a mulher. Com o tema 'Violência Contra Mulher é Caso de Polícia', o objetivo é conscientizar, orientar e prevenir as mulheres potiguares a respeito do problema, além de também celebrar o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. Segundo dados da Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias no Rio Grande do Norte (Codim), pelo menos 45 mulheres foram assassinadas este ano no Rio Grande do Norte.
A delegada Ana Cláudia Saraiva, presidente da Adepol, explica que as mulheres participantes terão a oportunidade de assistir palestras com orientações de psicólogas, pedagogos, médicos, assistentes sociais e de delegadas que atuam em cada cidade, além de participarem de sorteios e distribuição de brindes.
De acordo com a delegada Ana Paula Diniz, titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Caicó, no ano passado foram registrados 200 procedimentos de violência na cidade, uma das maiores do estado. Os casos incluem inquéritos e termos circunstanciados de ocorrência. Este ano, de janeiro a novembro, já foram registrados 197 procedimentos. “Ano passado 80% dos casos corresponderam à violência doméstica. Este ano, este percentual deve chegar a 90% - um crescimento que nos preocupa muito. Por isso a importância de o assunto ser cada vez mais debatido com a sociedade”, ressaltou.
Em Natal, o evento começa às 10h na sede da Adepol, que fica na rua João XXIII, no bairro de Mãe Luiza, zona Leste da cidade. Em Parnamirim, na região metropolitana da capital, a discussão começa às 8h30 e acontece no campus da Universidade Potiguar (UnP).
Em Caicó, na região Seridó do estado, o evento será na Câmara Municipal de Vereadores a partir das 14h. Em Mossoró, no Oeste potiguar, o tema será debatido na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) a partir das 8h30. No mesmo horário, a violência contra a mulher também será tema de discussão na Câmara Municipal de Santana do Matos, município a 190 quilômetros da capital. E, em Umarizal, também na região Oeste, a Câmara de Vereadores abre as portas para debater o assunto a partir das 17h.

Nenhum comentário: