Não julgue ninguém pela aparência sem antes, ter a plena certeza de ter visto Deus pessoalmente.

domingo, 20 de março de 2011

Veja outros líderes dos EUA que visitaram o Brasil


Brasil

Outro presidente norte-americano que veio ao Brasil foi Franklin Roosevelt (1943) - Em plena Segunda Guerra Mundial que durou de  (1939-1945), ele era o 26º presidente americano, Franklin Roosevelt (sentado à direita),
Ele pediu uma reunião de emergência com o presidente Getúlio Vargas a bordo de um destróier da Marinha americana estacionado em Natal.

 Durante o encontro de mais de 3 horas, ficou acertado o envio de tropas brasileiras à Europa para colaborar na frente Aliada.

Na época, os Estados Unidos temiam que o Brasil se alinhasse com a Alemanha e tiveram de barganhar, incluindo no acordo de cooperação a construção da Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda (RJ)
Harry Truman (1946) - O líder americano chegou ao Brasil, na época presidido por Eurico Gaspar Dutra, e uma história não confirmada do encontro entre os dois virou lenda.

Truman (levantando o chapéu) teria perguntado ao brasileiro "how do you do, Dutra?" ["Como vai você, Dutra?"], que prontamente respondeu com um trocadilho infame: "‘How tru you tru, Truman : "Como você tru tru, Truman?".
 Dwight Eisenhower (1960) - Durante o governo de JK, o projeto de desenvolvimento “50 anos em 5” pôs Estados Unidos e Brasil em um conflito de interesses.

Após Juscelino romper ligações com o FMI, que não aceitava a política econômica brasileira, o presidente Dwight Eisenhower (com os braços erguidos) visitou o Brasil em 1960, buscando estreitar os laços entre os dois países novamente.

O presidente americano se espantou com a construção de Brasília, que seria inaugurada apenas dois meses após sua visita
Bob Kennedy (1965) - Em visita ao Brasil em novembro de 1965, o então senador democrata por Nova York Robert Kennedy (de terno, à frente) foi ao vestiário do Maracanã se encontrar encontrar com Pelé, após um jogo do Santos.

Ele esperava que aparecer ao lado do "Rei do Futebol"  o ajudasse em suas pretensões de chegar à Presidência dos Estados Unidos.

A foto seria divulgada ao eleitorado negro americano como mais uma prova de que Bob era amigo da comunidade.

A imagem ficou ainda mais memorável graças ao fato de Pelé estar quase nu, coberto às pressas por uma toalha de banho e com o corpo ainda cheio de sabão. Bob Kennedy seria assassinado em 1968, antes de ver seu sonho realizado
Jimmy Carter (1978) - Saia justa na visita de Jimmy Carter (dir.) ao Brasil. Os EUA haviam feito oposição ferrenha ao acordo nuclear entre Brasil e Alemanha para a construção de usinas nucleares em Angra dos Reis.

O vice-presidente Walter Mondale fora anteriormente enviado a Bonn (na antiga Alemanha Ocidental) para tentar melar o negócio.

Isso irritou profundamente o governo militar do Brasil, especialmente o presidente Ernesto Geisel.

Para piorar, Carter desembarcou no Brasil falando sobre "direitos humanos", em plena ditadura.

De pirraça, Geisel deixou o presidente americano esperando na sala do Palácio da Alvorada por meia-hora antes de atendê-lo.
Ronald Reagan (1982) - O presidente americano (esq.) chegou ao aeroporto de Brasília e logo caiu em uma pegadinha.

Ele recebeu um chapéu de caubói que continha o nome “Otávio” o colocou na cabeça - na verdade, o objeto era peça de propaganda de um candidato a deputado.

 Em seguida, o “Grande Comunicador” – como Reagan era chamado – saudou o “amigável povo da Bolívia”. Na foto, ele anda a cavalo com o então presidente João Figueiredo.

Quando esteve no Brasil para participar da primeira convenção das Nações Unidas para tratar de meio ambiente, a Eco-92 em 1992, o presidente George Bush (o pai - no canto direito) se encontrou com o primeiro presidente democraticamente eleito no Brasil desde Juscelino, Fernando Collor de Mello.

Nesse período as relações Brasil-EUA pareciam prestes a deslanchar com a abertura econômica brasileira e as primeiras conversas sobre a criação de uma área de livre-comércio nas Américas, a Alca.

Mas a credibilidade do Brasil levou um forte baque com o processo de impeachment de Collor, apenas seis meses depois da visita de Bush ao país

Bill Clinton (1997) - Havia uma clara empatia pessoal entre o líder americano (esq.) e o então presidente Fernando Henrique Cardoso durante a segunda metade dos anos 90.

Em uma visita ao Brasil em 1997, Clinton chegou até mesmo a bater uma bolinha com FHC e Pelé, então ministro do Esporte, na comunidade da Mangueira, no Rio de Janeiro.

Na definição de Jamelão, grande intérprete dos sambas-enredo da Mangueira, Clinton deixou a favela “feliz como um pinto no lixo” após fazer um gol no ex-jogador.

O presidente americano procurava discutir a criação da Alca (Área de Livre-Comércio das Américas), mas a cooperação entre os dois países esbarrou em interesses divergentes

George W. Bush (2005) - George W. Bush (esq.) fez sua segunda visita ao Brasil (ele havia visitado FHC em 2001) em busca de um aliado para se opor à influência de Hugo Chávez na região.

Não encontrou em Lula uma posição tão firme quanto gostaria em relação ao tema, mas chegou a escrever uma carta agradecendo a hospitalidade e o almoço servido na Granja do Torto.

Era uma mostra da boa convivência entre os dois presidentes, que chegaram a pescar juntos durante a estadia de Bush no país


Fonte: R7.com



Nenhum comentário: