Em visita a cidade de Parelhas/RN, por ocasião da Festa de São Sebastião, padroeiro daquela cidade, a Governadora do RN, Rosalba Ciarlini concedeu entrevista ao repórter Chagas Silva, da 93 FM.

Veja o teor da entrevista a seguir:
Repórter 93 FM – Governadora como está sendo para a Senhora esses 17 dias de inicio de seu Governo?
Governadora Rosalba Ciarlini – Como eu esperava: muito trabalho, muitas dificuldades. Na realidade como eu já esperava, não foi alem da minha expectativa, porque eu pensei que ia encontrar um estado com dificuldades financeiras, mais nem tanto com tantos problemas; mas nós estamos enfrentando as questões, tentando encontrar os caminhos e soluções para que possamos no mais rápido espaço de tempo ter o equilíbrio financeiro do estado, que a grande dificuldade é essa. Se não existir recursos não tem Governo. Os recursos foram todos comprometidos com a administração anterior que deixou inúmeras dividas. Dividas essas que passam de um bilhão, além de convênios que foram cancelados e recursos federais que perdemos. Para vocês terem uma idéia, só a Caixa Econômica dispõe mais de um bilhão para o governo do estado, e o estado não capitalizou esses recursos em função de não ter feito a contrapartida que seria mais ou menos depositado 10% desse valor; assim esse é um exemplo do que está acontecendo em todas as áreas. Então é realmente uma desorganização muito grande, problemas imensos de ordem financeira, dividas e mais dividas. Mas tenho certeza que vamos conseguir organizar, reagir, conseguir deixar a casa em dia, em ordem para que a gente possa, se Deus quiser trabalhar muito, realizar muito para o Seridó e para o Rio grande do Norte.
Repórter 93 FM – Entre as dividas que a Senhora herdou do governo anterior, a Senhora herdou a divida com relação às viaturas policiais (15,5 milhões de reais), como é que a Senhora vai fazer para resolver essa questão?
Governadora Rosalba Ciarlini – Olhe você lembra que o governo anterior fez vários desfiles de carros, de blazer, motos, de vários tipos de carros de todos os tipos para equipar a Policia, só
que fez a compra a General Motors e não pagou. Então essa divida ficou agora para a nossa administração, não somente nessa questão dos carros, outras dividas também com a alimentação dos presídios, a divida que ficou foi de 8 milhões. Com relação aos medicamentos nem se fala, são imensas as dividas; O Programa do leite já chega a 10 milhões em dividas, e assim vai em todas as Secretarias. Em todos os órgãos encontramos dividas, e alguns que são prioritários, nós precisamos dá solução. Até com os municípios que é constitucional: todo o ICMS, 25% é dos municípios. Em dezembro o Governo utilizou esse recurso e ficou uma parte; na última semana não deixou o dinheiro. E nós já estamos vendo o que é constitucional que é passar aos municípios com débitos. Aos municípios 14 milhões do Fundeb, e também as consignações dos funcionários, que é retido do pagamento de cada funcionário, aquilo que corresponde ao pagamento de convênios que o funcionário tem, e autoriza descontar na folha, empréstimos. O Governo reteve, retirou, e utilizou, e não fez o pagamento daquilo que é dos funcionários. Nós estamos com diárias operacionais da Policia, cerca de um milhão de reais em atraso; estamos também com o terço de férias que desde setembro dos funcionários que não é pago. Então são muitas e muitas dividas até o fim. Eu tenho pedido a população compreensão e força para que a gente possa superar, equacionar esses débitos e entrar num equilíbrio financeiro. E a partir daí poder acontecer as obras, as ações em beneficio do Rio Grande do Norte.
Repórter 93 FM – Saúde, Educação e Segurança, três calos na vida de qualquer governante, dos três qual sua primeira prioridade?
Governadora Rosalba Ciarlini – Olhe todos são prioridades. Agora na realidade quando você deixa de dar a Saúde uma maior atenção você perde vidas. Por isso, que, apesar de todas essas dificuldades, nós encontramos os convênios com as Cooperativas de anestesistas, cirurgiões, ortopedista em atraso, e estamos dando prioridade a esses pagamentos, porque não podemos parar. Já há a deficiência de profissionais nos Hospitais, já há um atendimento muito precário, se param todos esses das Cooperativas vamos ter um caos na Saúde. Então já estamos agilizando o pagamento para que isso não pare, e eles possam continuar atendendo enquanto damos soluções para melhorar ainda mais essa carência. Segurança não pode também parar nada, porque Segurança é a tranqüilidade e a paz dos cidadãos. Estamos vivendo muita violência, muitos crimes, e temos que estruturar a Segurança com inteligência para acabar com a impunidade; pois quantos crimes nesse estado não tem sido punido? E a educação também é uma prioridade. As aulas estão para começar, e muitas escolas com deficiência imensas: falta de professores, falta de material e falta de equipamentos. Temos que focar, a escola tem que ter o seu calendário normalizado, e isso, cada dia que se perde de escola na vida de uma criança, você está matando o futuro desse jovem.
Repórter 93 FM – O que é que Carnaúba dos Dantas espera do Governo Rosalba Ciarlini?
Governadora Rosalba Ciarlini – Trabalho. Trabalho, muito trabalho e muita transparência, muita sinceridade, porque eu acho que a população precisa ficar sabendo que o Governo pode muito, mas não pode tudo, e muitas vezes chega a reivindicar coisas que a gente não pode a atender. E prá que prometeu aquilo que você sabe que não vai fazer? Quando eu der minha palavra é pra fazer.
Repórter 93 FM – A senhora tem em Carnaúba dos Dantas uma pessoa que lhe representa com dignidade que é Zeca Pantaleão. E aí? (Riso). É um calo atrás de trabalho para Carnaúba?
Governadora Rosalba Ciarlini – De jeito nenhum, Zeca Pantaleão é um grande amigo, é uma pessoa que tem um espírito público muito grande, ama sua cidade, a sua terra e tem demonstrado isso através das idéias, das sugestões e do interesse de ver a nossa administração chegar a uma situação de equilíbrio, e assim podendo ajudar a Carnaúba dos Dantas.
Repórter 93 FM – Concluindo, a Senhora herdou uma grande tsunami financeira, há a possibilidade de abertura no Rio Grande do Norte, de um inquérito para apurar todo esse desmando e ser encaminhado a Justiça?
Governadora Rosalba Ciarlini – Tudo que nós estamos detectando entregamos ao Ministério Público e aos órgãos competentes da Justiça, Tribunal de Contas, porque esse papel de investigar e punir cabe aos órgãos fiscalizadores e os órgãos de Justiça.
Repórter 93 FM – Obrigado e fique a vontade para suas considerações finais.
Rosalba 93 FM – Eu quero agradecer, e mandar um grande abraço a todos os seridoenses que nos escutam. Dizer que realmente nessa região nós temos uma vontade muito grande de poder realizar muito. Vamos superar se Deus quiser as dificuldades, mas para superar eu preciso mais do que nunca, da confiança, da força e da energia desse povo bom e generoso que me fez Governadora.