Não julgue ninguém pela aparência sem antes, ter a plena certeza de ter visto Deus pessoalmente.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Projeto “Creas nas Escolas”

Assun / RN.

Projeto “Creas nas Escolas” distribui cartilha referente a combate ao abuso sexual infantil.
 
A Prefeitura do Assu está distribuindo nas escolas uma cartilha realizada pelo projeto “Creas nas Escolas” contendo orientações sobre como agir para combater e prevenir situações de prática de abuso sexual infantil.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Maira Leiliane, o objetivo deste guia é alertar e esclarecer, de forma simples e resumida, os pais ou responsáveis sobre esse terrível problema que é o abuso sexual infantil.

A secretária disse que, lamentavelmente, o Brasil é um dos países onde mais se comete essa brutalidade. Ela registrou que o projeto imaginou, com a elaboração da cartilha, responder algumas das principais questões acerca do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Nossa principal intenção é conseguir levar algumas informações básicas sobre este tema à sociedade”, observou. Ela julgou como indispensável o papel dos educadores na disseminação das informações.
“Queremos pedir aos professores que se interessem, leiam, estudem, troquem idéias, mas, acima de tudo, eduquem e respeitem a criança e o adolescente”, enfatizou a secretária.

Produzido pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), a cartilha registra o que é abuso sexual infanto-juvenil, de que forma pode ocorrer o abuso sexual, em que locais o crime pode ser praticado, quem são os abusadores, o que é pedofilia e como agem os pedófilos. A cartilha também anuncia os locais nos quais os crimes de abuso sexual poderão ser denunciados.
Como denunciar.

As denúncias podem ser feitas aos seguintes órgãos: Creas (84) 3331-6326, 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Assu (84) 3331-6586, Vara da Infância e Juventude (84) 3331-5245, Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente (84) 3331-6206, Disque 100 – Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Delegacia de Polícia Civil do Assu (84) 3331-6596 e a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, 190. 

As denúncias também podem ser formuladas pela internet nas páginas eletrônicas www.safernet.org.br  (denúncia anônima) e www.denunciar.org.br  (denúncia anônima).

Nenhum comentário: