Não julgue ninguém pela aparência sem antes, ter a plena certeza de ter visto Deus pessoalmente.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Plantões médicos do Dr. Mariano Coelho volta à normalidade.


Currais Novos-RN-Saúde.
Por Chagas Silva
Depois das mudanças realizadas no Hospital Dr. Mariano Coelho, (Hospital Regional de Currais Novos, HRCN). A falta de plantões médicos chegou ao fim. 


Tenho observado que nos últimos dias que está tendo plantão medico diariamente, para o alívio da população que chega aquela unidade Hospitalar em busca de atendimento no setor emergencial. Veja Escala baixo.
Escala medica, Plantões diurno e noturno.



O Estado é responsável pelos casos de alta-complexidades, ou seja, os casos em que “o paciente apresente riscos de Morte”, Como sabemos o setor de a urgência e emergência não para ser usado como ambulatório medico como é costumes atualmente em quase que todas as unidades de saúde Brasil a fora.
Os médicos nem mais queriam tirar plantões em currais Novos, devido esses procedimentos ambulatórias que eram feitos no setor de emergência, alguns que hoje reclama das mudanças feitas pelo Ministério Publico dentro do Dr. Mariano Coelho, é os que não queriam tirar plantão.
Para quem não sabe, por um plantão medico é pago R$ 2.000,00, mesmo assim muitos profissionais da área não queriam tirar, assisti uma medica dando uma entrevista na TV a Cabo onde a mesma reclamava ser humanamente impossível em um único plantão atender a 190 pacientes como foi computado no final de seu plantão.
Segundo a medica cujo nome me reservo ao direito de preservar já que não pediu sua autorização para revelar, afirmou que a quase totalidade dos atendimentos foram casos de ambulatórios e não de emergência ou de urgência.
Na verdade o que é de responsabilidade dos postos de saúde era desviado para o Hospital, Currais Novos possui salve engano, 9 PSF’s (Posto de Saúde da Familia), se o municipio disponibilizar o atendimento medico nessas unidades, tudo volta a normalidade sem que ninguém necessite do Hospital para os pequenos casos, ou seja, atendimentos de baixa complexidade.




Nenhum comentário: