Não julgue ninguém pela aparência sem antes, ter a plena certeza de ter visto Deus pessoalmente.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Gargalheira 2011, a sangria.


Acari-RN.
O açude Gargalheira começou a sangria (transbordamento), na manhã  desta quinta-feira (19/05), por volta das 8h. ás 23horas de ontem estava faltando apenas 14 cm e logo pela manhã  cedo ao raiar o sol, restavam 3 centímetros para que o 3º maior deservatorio do Serido atingisse seu ápice.

Aos poucos a água continuava a subir e pouco depois das 8horas, começou a lavar a parede de concreto, tornando –se em mais uma festa para os que vivem da pesca e para os que dependem de suas águas.

Tão logo se espalhe a noticia de que o Marechal Dutra (Gargalheira) esta transbordando, os visitantes ao lado dos moradores fazem um festa inclusive pulando em suas águas para banharem se, como se fosse uma forma de agradecimento.

Próximo final de semana pode crer que o local fica completamente tomado por visitantes e pelos moradores do município acariense no momento em que chegamos a parede do reservatório flagramos jovens destemidos que pulavam para as águas em agradecimento aos Deus por mais uma beleza que essa sangria nos proporciona. Click e assistam ao Vídeo

Conheça alguns dados sobre essa maravilha feita pelo homem e está encravada em uma serra que é uma maravilha, mas, desta feita construída pelo maior arquiteto do mundo, (Deus), esses dados referem se aos períodos de  bordamentos do açude desde a sua inauguração que  ocorreu no dia  27/04/1959.

Segundo os dados obtidos, é essa a vigésima nona (29), sangria do açude Gargalheiras desde sua inauguração há 61 anos. A última sangria foi exatamente em  11 de 04 de 2009, portanto.

Conheça também o maior período que a Gargalheira permaneceu sangrando e,esse período  levou quase  quatro meses ,  e foi de  12 de fevereiro  a 10 de junho de 1964. A sua  maior lâmina de sangria aconteceu  em 23/04/1985, e atingiu uma altura de foi 2,80m,

Gargalheira 2011, o inicio da sangria

Leia o quadro de sangrias abaixo, amplie a imagem dando dois clicks em cima da mesma

Fonte: seridonoticias.com


Nenhum comentário: