Acari-RN.
O açude Gargalheira começou a sangria (transbordamento), na manhã desta quinta-feira (19/05), por volta das 8h. ás 23horas de ontem estava faltando apenas 14 cm e logo pela manhã cedo ao raiar o sol, restavam 3 centímetros para que o 3º maior deservatorio do Serido atingisse seu ápice.
Aos poucos a água continuava a subir e pouco depois das 8horas, começou a lavar a parede de concreto, tornando –se em mais uma festa para os que vivem da pesca e para os que dependem de suas águas.
Tão logo se espalhe a noticia de que o Marechal Dutra (Gargalheira) esta transbordando, os visitantes ao lado dos moradores fazem um festa inclusive pulando em suas águas para banharem se, como se fosse uma forma de agradecimento.
Próximo final de semana pode crer que o local fica completamente tomado por visitantes e pelos moradores do município acariense no momento em que chegamos a parede do reservatório flagramos jovens destemidos que pulavam para as águas em agradecimento aos Deus por mais uma beleza que essa sangria nos proporciona. Click e assistam ao Vídeo
Conheça alguns dados sobre essa maravilha feita pelo homem e está encravada em uma serra que é uma maravilha, mas, desta feita construída pelo maior arquiteto do mundo, (Deus), esses dados referem se aos períodos de bordamentos do açude desde a sua inauguração que ocorreu no dia 27/04/1959.
Segundo os dados obtidos, é essa a vigésima nona (29), sangria do açude Gargalheiras desde sua inauguração há 61 anos. A última sangria foi exatamente em 11 de 04 de 2009, portanto.
Conheça também o maior período que a Gargalheira permaneceu sangrando e,esse período levou quase quatro meses , e foi de 12 de fevereiro a 10 de junho de 1964. A sua maior lâmina de sangria aconteceu em 23/04/1985, e atingiu uma altura de foi 2,80m,
Gargalheira 2011, o inicio da sangria
Leia o quadro de sangrias abaixo, amplie a imagem dando dois clicks em cima da mesma
Leia o quadro de sangrias abaixo, amplie a imagem dando dois clicks em cima da mesma
Fonte: seridonoticias.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário