Não julgue ninguém pela aparência sem antes, ter a plena certeza de ter visto Deus pessoalmente.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Agricultores de municípios potiguares serão beneficiados pelo Programa Terra Pronta



Rio Grande do Norte
Dez mil pequenos agricultores do Rio Grande do Norte, que trabalham em uma área de 15 mil hectares, serão beneficiados pelo Programa Terra Pronta. A assinatura do convênio, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (14) em Assú, sela a parceria entre Governo do Estado; Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) – através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater), Petrobras e prefeituras de 17 municípios que serão assistidos pelo programa.

A governadora Rosalba Ciarlini, que participou da solenidade, falou sobre a importância dessa parceria. “É fundamental a gente somar esforços numa hora dessas. As chuvas estão chegando e não temos tempo a perder. Queremos o melhor resultado, principalmente para os pequenos produtores”, observou, dizendo ainda que “o momento é de resgatar a cidadania do estado. Vamos dar as mãos, vamos somar, fazer o RN crescer e proporcionar melhor condição de vida ao agricultor”.

Já o secretário de Estado da Sape, Betinho Rosado, enfatizou a importância da agricultura para o crescimento do país. “A atividade agrícola é uma das mais importantes desenvolvidas pela humanidade em todo mundo. Ela é responsável por 30% a 40% do Produto Interno Bruto do país, até dos mais desenvolvidos”, disse. Betinho Rosado destacou, também, o esforço feito pela governadora Rosalba Ciarlini para atender o homem do campo. “Uma das primeiras ações do governo foi conseguir recurso para pagar o Programa Garantia Safra, além de agilizar o processo para garantir a distribuição das sementes para o plantio deste ano”, completou.

Segundo o gerente geral da Petrobras para a Região, Joelson Falcão Mendes, firmar uma parceria desse tipo com o Governo do Estado dá a oportunidade da empresa investir em outras fontes de geração de renda, além do petróleo. “A Petrobras já investe na exploração de petróleo e gás, mas também investe nas pequenas comunidades para proporcionar a geração de emprego e renda para o homem do campo. É muito gratificante para a Petrobras, que é uma empresa genuinamente brasileira, contribuir com o desenvolvimento rural do Rio Grande do Norte”, disse.

O prefeito de Assú, Ivan Lopes Júnior, falou em nome dos demais prefeitos dos municípios atendidos pelo programa. Ele agradeceu a parceria da Petrobras e a sensibilidade do Governo do Estado para com os produtores rurais. “Este projeto só vem fortalecer o homem do campo. A seca do ano passado prejudicou a produção, mas os agricultores já vão receber o Seguro Safra, que vai ajudar a superar o prejuízo. Que em 2012 a gente possa comemorar o sucesso da lavoura de 2011″, concluiu.


O Terra Pronta tem como objetivo disponibilizar aos pequenos proprietários de terras e aos assentamentos rurais a infraestrutura básica para o plantio, através da preparação motomecanizada do solo e distribuição gratuita de sementes para culturas de milho, feijão, algodão, entre outras. Essa iniciativa visa estimular o desenvolvimento da agricultura familiar, uma das ações prioritárias do Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras.

Tanto a Emater quanto a Petrobras atuarão de maneira estratégica no projeto. Esta vai disponibilizar óleo diesel para movimentar os tratores cedidos pelas prefeituras dos municípios participantes. Àquela caberá a orientação técnica do projeto e a distribuição de sementes selecionadas para o plantio.

Nos municípios, o Terra Pronta é conduzido por um Comitê Gestor responsável pela indicação dos beneficiários e acompanhamento de sua execução. Esse Comitê é formado por representantes da Sape, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Emater e Câmara de Vereadores.

Realizado no Rio Grande do Norte há 17 anos, o Programa Terra Pronta tem sido um aliado fiel dos pequenos agricultores nos municípios onde é desenvolvido, melhorando a produção e contribuindo para a geração de renda no campo

Programa

Nenhum comentário: