Não julgue ninguém pela aparência sem antes, ter a plena certeza de ter visto Deus pessoalmente.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Açudes sangrando no Seridó, traz alegrias e preocupações para o sertanejo.



Tangará / RN.

A cada inicio de ano  o Nordestino sonho com a chegada das chuvas, trazendo com isso a esperança de um bom  inverno na certeza de ter um ótima colheta.

E esse pensamento se repete a cada ano, boa colheta, açudes transbordando (sangrando), estoque de grãos e a esperança de um dinheiro a mais no bolso.

E como sempre temos anos bons e anos desmantelados como diz o homem do campo, ano bom é a quele que o inverno é normal, com uma boa safra onde o agricultor consegue ter  lucro com sua roça.

Nada mais faz a alegria do agricultor e do agro-pecuarista duque uma boa coleta, pasto para o gado, e os açudes sangrando e os animais soltos pastando.

Mas, contudo, não podemos negar que nada mais amedronta o homem do campo duque a eminência de um açude estourar, aí ele sabe que é um prejuízo e tanto, ainda mais em uma região que já vivenciou um drama desses como foi o caso de Santa Cruz / RN,  no ano de 1981.

 E nesse inicio de 2011, com um inicio de inverno sinalizando bastante chuva  tendo inclusive alguns açudes já sangrando na região, essa lembrança vem a memória do homem e da mulher do trairi, quando nos idos d 1981 açude de Campo Redondo estourou e destruiu boa parte da cidade de Santa Cruz.

E neste inicio de período chuvoso, os açudes de Campo Redondo,  Santa Cruz (Santa Cruz), Trairí (Tangará) e Sítio Novo estão com sangria muito forte.  Outro açude que já atingiu o ponto Maximo foi o de  Lajes Pintadas noite de último dia (23).

É bem verdade que ouve muitas  comemorações pelas chuvas,até por que esse é um momento de alegrias para o sertanejo,  mas,  também de muitas preocupações  e  orações com medo de que tragédias já conhecidas  tornem a se repetir, como por exemplo a enchente de 1981.

Fonte: blog do Chagas Silva-link ao lado

Nenhum comentário: