Não julgue ninguém pela aparência sem antes, ter a plena certeza de ter visto Deus pessoalmente.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PREFEITA GORETI PINTO DEMITE MAIS DE 100 CARGOS EM APODI
Apodi / RN.
  A prefeita de Apodi, professora Goreti Silveira Pinto (PMDB), editou um decreto no qual demite, de uma só vez, todos os secretários, assessores, coordenadores, diretores de escolas e detentores de cargos comissionados na estrutura da administração municipal. 

No total, mais de 100 servidores foram dispensados pela gestora, que também suspendeu as viagens, ajudas de custo e as licenças-prêmio dos funcionários. As medidas foram explicadas como necessárias para economizar dinheiro para o pagamento do mês de dezembro dos efetivos e o 13º salário, pagamento de fornecedores e cumprir o que dita a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

A própria gestora admite que as providências adotadas foram drásticas, mas Goreti Silveira Pinto atribui o aperto financeiro à queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O município de Apodi emprega 990 funcionários efetivos, além de 160 detentores de cargos comissionados. 

A prefeita Goreti Pinto, reuniu-se com os secretários municipais e comunicou a exoneração de todos eles, assim como os demais comissionados da Prefeitura de Apodi, apresentando como justificativa, as medidas para ajustes financeiros e contenção de despesas. 

De acordo com informações do Palácio Francisco Pinto, os novos secretários municipais deverão ser nomeados em no primeiro semestre de 2011, obedecendo aos critérios de uma reforma administrativa, cujo objetivo principal será o enxugamento da máquina administrativa e buscar o melhor para a população apodiense. 

Os demais cargos comissionados, extintos nesta etapa também só serão nomeados, depois de passarem por uma reforma. Até lá, a prefeita vai administrar o município com a ajuda dos funcionários efetivos da municipalidade. 

“O corte de pessoal, daqueles que detém cargos comissionados só serão reintegrados no próximo ano. Na medida em que se recupere da crise”, explica um servidor o motivo da redução de custos da máquina. 

“Goreti tomou a decisão que foi mais conveniente para a cidade. Hoje, todas as prefeituras se encontram em dificuldade financeira e é preciso que hajam ajustes na máquina. Aqui em Apodi, eu vou fazer uma reforma administrativa no próximo ano e também vou exonerar cargos. Precisamos enxugar a máquina e demitir cargos comissionados para deixar a prefeitura em dia”, argumenta. 

A decisão da prefeita de Apodi é endossada por outros prefeitos da região Oeste e tem motivação na crise financeira das prefeituras que tiveram queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e querem chegar ao fim do ano sem atingir o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

Para Goreti, a situação das prefeituras do Estado é preocupante e saídas devem ser planejadas ainda este ano. “Estamos preocupados com a queda de receita e, por isso, já paralisamos o calendários de obras da cidade", justifica.

Nenhum comentário: