Rio de Janeiro
Dos 400 estabelecimentos que funcionam no Estado, só 56 têm autorização
De dois clic na foto |
Dos 2.997 veículos que foram roubados ou furtados no Estado do Rio de Janeiro em janeiro deste ano, 20% (aproximadamente 600 casos) tiveram ferros-velhos como destino.
A estimativa é da DRFA (Divisão de Roubos e Furtos de Automóveis), que nesta quarta-feira (16) apreendeu milhares de peças e prendeu cinco pessoas, entre elas quatro proprietários de ferros-velhos, na zona oeste do Rio.
Em apenas um dos estabelecimentos, foram apreendidas 1.500 peças, além de 30 carros roubados. De acordo com o delegado Márcio Mendonça, a polícia vai demorar três dias para apreender todo o material encontrado nos cinco estabelecimentos.
- Só temos um caminhão para transportar todo esse material para o nosso depósito em Irajá. Vamos fazer pelo menos 15 viagens, o que deve durar até sexta-feira.
Os presos vão responder pelos crimes de receptação, já que havia no local peças e veículos roubados, e desobediência porque os ferros-velhos já haviam sido interditados pela DRFA.
O delegado revelou ainda que os proprietários tentam burlar a fiscalização da polícia, desmontando carros em terrenos mais escondidos, distantes de vias importantes, como a avenida Brasil, e fazendo o serviço à noite.
Para se ter ideia da gravidade da situação, do total de 400 ferros-velhos em funcionamento no Estado, apenas 56 têm autorização da DRFA para funcionar.
Assista ao vídeo:
Desde setembro de 2010, quando tiveram início as operações de combate a este tipo de comércio ilegal, aproximadamente 10 mil peças já foram apreendidas.
Os donos têm até seis meses para apresentar a documentação que comprovaria a origem lícita dos produtos. Depois disso, a polícia está autorizada a destruir o material. Cerca de 2.000 peças serão destruídas até o fim do mês.
Fonte: R7-Agência O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário